Certificações

O Selo Produto Orgânico do Brasil é a garantia de que todos os requisitos para a certificação foram cumpridos. A Secale tem a certificação por auditoria, isso significa que a cadeia de produção, ingredientes, processos, receitas, rótulos entre outros itens são auditados pela certificadora. 

Certificadora

Ecocert Brasil

Para um pāo Secale receber o selo de produto natural e orgânico ele precisa atender a diversas exigências e padrões estabelecidos por órgãos normativos.

A ECOCERT é um organismo de inspeçāo e certificaçāo fundada em 1991, na França. Na época, engenheiros agrônomos enxergaram a necessidade de desenvolver um modelo agrícola baseado no respeito ao meio ambiente. Mais do que isso, eles gostariam de oferecer um reconhecimento aos produtores que optavam por essa alternativa. A especializaçāo do órgão sempre foi a certificação de produtos orgânicos e hoje é referência mundial.

A empresa se estabeleceu no Brasil em 2001 e , desde então, é presença forte no desenvolvimento da produçāo orgânica no país.

Hoje, ao comprar um produto com o selo ECOCERT significa ter algo rastreado desde a origem dos insumos, o que o garante como natural e orgânico.

É considerada uma das maiores certificadoras de produtos orgânicos locais, portanto, possui diretamente, ou por meio de outras empresas do grupo ECOCERT, todas as acreditações e autorizações para certificar produtos segundo todos os regulamentos orgânicos oficiais do mundo. Oferece, também, outros serviçosde certificação, associados a vários referênciais próprios ou de terceiros, como, por exemplo, a certificaçāo de comércio justo ou responsabilidade ambiental, bem-estar animal, entre outros. 

A marca ECOCERT tem inserçāo internacional, estando presente em mais de 80 países. Por ser a pioneira, é, inclusive, sinônimo de orgânicos em alguns locais, Isso agrega valor ao produto de maneira global.

Outro diferencial da certificadora, bastante alinhado com a Secale Orgânicos é a preocupaçāo com a sustentabilidade, Portanto, oferecem serviços que visam o bem-estar do homem e do meio ambiente. A empresa atesta insumos utilizáveis na agricultura orgânica, certifica têxteis orgânicos, aquicultura orgânica, comércio justo (fair trade), responsabilidade socioambiental das empresas, bem-estar animal e vários espaços verdes ecológicos.

A ECOCERT ainda vai além, oferecendo cadernos de normas específicas e realizando projetos de rotulagem ecológica, cálculo da pegada de carbono, desenvolvimento sustentável e ISO 26000, entre outros serviços.

A rede Ecorte certifica mais de 5.000 empresas ao redor do mundo e 35.000 produtores.

Selo

Produto Orgânico Brasil

Este é o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg). Organizado e estruturado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ao lado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o SisOrg certifica que o seu produto tem, no mínimo, 95% de ingredientes orgânicos em sua composição. Já os ingredientes que compõem os outros 5% devem ser identificados e estar dentro das regras de produção orgânica – agrotóxicos, por exemplo, estão proibidos de qualquer forma.

Produtos que tenham de 70 a 95% de sua composição com ingredientes orgânicos não são classificados como orgânicos nem podem estar certificados com o selo, mas se os ingredientes orgânicos estiverem identificados no rótulo, é possível que na embalagem esteja escrito que aquele é um “Produto com ingredientes orgânicos”. Produtos com menos de 70% de ingredientes orgânicos não estão aptos a nenhuma qualificação.

Vale lembrar que há três formas de certificação: a Certificação por Auditoria, o Sistema Participativo de garantia e o Controle Social na Venda Direta. As duas primeiras aparecem identificadas nos selos que encontramos por aí: a primeira diz respeito à avaliação feita por certificadoras credenciadas e a segunda ao controle realizado por um Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade (OPAC). A terceira acontece no caso de agricultores que vendem seus produtos em feiras e pequenos mercados: os produtos não possuem o selo de certificação, mas os responsáveis pela produção devem estar vinculados a uma Organização de Controle Social (OCS) cadastrada e possuir um documento que comprove sua produção orgânica.

**A produçāo, processamento, rotulagem e comercializaçāo dos produtos orgânicos no Brasil sāo regidos pela Lei 10.831/03, pelo Decreto 6323/07 e diversas Instruções Normaticas específicas

Este regulamento abrange todos os produtos primários ou processados que serão comercializados como orgânicos no território brasileiro, sejam eles produzidos no Brasil ou no exterior.

As normas definem as exigências a serem cumpridas por todos os produtores, processadores ou comercializadores de produtos orgânicos, sendo a rastreabilidade orgânica de toda a cadeia produtiva a principal característica a ser respeitada.**

SAC

  • telefone
  • whats-branco
  • email

(51) 3019-0719
(51) 9 9955-3955
secale@secale.com.br

ENDEREÇO

Av. Maranhão, 687

São Geraldo - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

(CEP: 90230-041)

  • Facebook Secale Orgânicos
  • Instagram Secale Orgânicos

©2020