O mundo está pedindo sistemas de produção que aumentem a sustentabilidade ambiental e isso valoriza os pioneiros da produção orgânica, como forma de produção de alimentos mais saudáveis e como garantia da manutenção da sociobiodiversidade e da preservação ambiental.

No Brasil, cerca de 18 mil agricultores estão cadastrados, produzindo em uma área de aproximadamente 1,13milhões de ha (MAPA, 2019) e concentrando a agricultura familiar. 

A Produção Orgânica é uma produção agrícola natural, que não utiliza agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos. Esse manejo da agricultura é sustentável e harmonioso.

Os fornecedores dos ingredientes usados na Secale Orgânicos fazem parte desse universo e o trabalho e cuidado deles está também contido e valorizado no que é produzido pela Secale.

image_6483441 (1).JPG

Alceu Primel na

plantação de linhaça

Família Primel

Santo Antônio do Palma, é lá a origem de um ingrediente fundamental para a Secale, a farinha.

 

Alceu Primel, tem um gosto especial pelos agroecológicos desde muito jovem, passado pelos seus pais, que não permitiam o uso venenos na lavoura. É nessa linha que ele e a família continuam defendendo a terra, a água, as plantas nativas, a agroecologia e tudo que a terra nos proporciona. Todos da família estão envolvidos nesse modo de vida rural. A  família costuma fazer o máximo para consumir somente alimentos plantados, colhidos e feitos por eles mesmos. Para ele, é na família que se ensina o valor dos alimentos.

 

A Família Primel é fornecedora Secale desde o início. Quando se cria uma rede de pessoas que acreditam e lutam por um mesmo propósito, tudo fica mais fácil.