pngwing.com.png

Secale

Além das pesquisas e experiências em busca do melhor pão, uma outra inquietação estava sempre presente lá no início – qual seria o nome da empresa que começava a nascer? Andando por mil caminhos para pensar o nome, a resposta veio de forma simples e sonora – secale. O nome científico do centeio (Secale Cereale L.),  cereal que originou o pão lá na pré história e também do cereal escolhido para o primeiro pão da empresa.

logotipo.png
 

Certificações

ECO.png
ORGANICO.png
 

História

Uma ideia ou um sonho: o pão é um alimento universal, talvez o primeiro a ser desenvolvido quando o coletor-caçador começa a domesticar o trigo, somente muito mais tarde se descobre que algumas vezes aquela massa cresce e outras não: foi a descoberta da fermentação. Daí para frente cada povo processou esse alimento de uma forma. Os grãos usados também foram mudando.

Esta linha do tempo chega até 2005 quando fundadora Rosangela Cabral conclui que está na hora de literalmente colocar a mão na massa e realizar seu sonho, sonho que fecha com sua filosofia de fazer da alimentação saudável e saborosa fonte de saúde e qualidade de vida.

Foi com esta ideia que ela começou as pesquisas na Incubadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Muitas decisões foram tomadas, todas no caminho da saúde e de manter o prazer sensorial no momento de se nutrir. Usar ingredientes orgânicos foi uma escolha natural e investir nas certificações a maneira correta para comunicar e atrair os poucos consumidores que, na época, já haviam aderido ao consumo de produtos orgânicos.

Seguindo a linha do tempo, a Secale vai crescendo e acrescentando novos tipos de pães, buscando para isso, inspiração na variedade desenvolvida por tantos povos e agregando novos saberes científicos sobre os benefícios de cada receita.

 

A Produção Orgânica

Tem como objetivo preservar a biodiversidade, é uma produção agrícola mais natural, que não utiliza agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos. Esse manejo da agricultura é sustentável e harmonioso. No Brasil, a agricultura familiar concentra esse modelo de produção.